24 de Maio dia de Santa Sara Kali - Ariba povo Cigano!


Hoje, 24 de maio é comemorado o dia de Santa Sara Kali, padroeira de todo o povo cigano pelo mundo. Nesse mesmo dia é comemorado nos terreiros de Umbanda a festa dos ciganos espirituais. Ariba!

A linha dos ciganos é uma linha relativamente nova dentro da ritualística de Umbanda, pouco nós sabemos dessa linha de trabalho, mas aquilo que sabemos foi passado pelos ciganos manifestados: seus gostos, cultura, música, cânticos, elementos ritualísticos dentre outras coisas.

Imagem de Santa Sara Kali
retirada da Internet.
O povo cigano tem forte devoção à Santa Sara Kali, a qual são rendidas homenagens em todo o mundo no dia de hoje (24 de maio). No segmento de Umbanda Sagrada, Santa Sara Kali é sincretizada com o orixá Egunitá/Oroiná. É uma orixá do fogo purificador, que age nos excessos emocionais dos seres, consumindo os desequilíbrios e vícios e faz a purificação do terreiro, do íntimo dos seres e de suas moradas.

Aqui na SEFAPAMAA seguimos a doutrina de Umbanda Popular, tradicionalmente não há a presença dessa orixá no grupo de orixás orientadores dessa doutrina, mas agregamos a linha dos ciganos essa mãe orixá, que vem para nos purificar com o fogo divino, aplicando a justiça em nossas vidas e consumindo os males.

A linha dos ciganos transita entre todos os orixás, por exemplo, nós teremos ciganos e ciganas de Oxum, Oxóssi, Xangô, Iansã, e etc, mas o mistério central da regência da linha é de Mãe Egunitá.

A princípio falar de cigano é falar de alegria, liberdade, positividade e prosperidade (não somente a prosperidade financeira). Essa linha quando se manifesta trás a alegria das rodas ciganas para dentro do terreiro. Uma energia maravilhosa, que consome toda a negatividade e irradia a luz através do fogo sagrado.

Os ciganos trazem em suas caravanas espirituais os mistérios da magia, do uso das ervas e cristais. Esta linha está fortemente ligada às essências aromáticas, aos perfumes, incensos, cristais e pedras. Trabalham com aconselhamentos, abertura de caminhos, geração de vitalidade no ser, trazendo a força e a energia viva para a movimentação da vida. 

Cigano é sinônimo de movimento, de liberdade, essa linha trabalha muito isso em nosso eu interior, nos desprendendo das amarras emocionais e retirando as limitações a nossa frente, mostrando que a vida tem que girar, tem que seguir em frente, assim como as rodas de suas caravanas, que também é um símbolo fortíssimo desse axé cigano.

Onde há cigano, há alegria...

Uma consideração deve ser feita, não confundamos liberdade com libertinagem, não é isso que o povo cigano vem nos mostrar, não é liberdade para invadir o espaço do outro, para agir feito um louco sem medir as consequências para aqueles que estão a sua volta. É a liberdade de pensamento, liberdade de ser quem você é, liberdade de seguir o caminho que você acha melhor dentro da sua espiritualidade. 

Cigano não está para amarrações, não está para pedidos amorosos, pedidos de dinheiro, não! Eles tem muito mais o que fazer e agir em nós. Peça esclarecimento, direção, fartura em sua mesa, para que nunca falte o alimento, peça a força para que assim possa trabalhar e honrar com o seus compromissos.

Eles gostam das cores vivas, gostam dos incensos, das flores, perfumes de calêndula, âmbar, verbena e outros, a boa música... Podemos ofertar para essa linha velas de todas as cores exceto preta, frutas diversas, maçã com cravo da índia espetado, vinho, grãos diversos (lentilha, grão de bico, milho, girassol, arroz e etc), muitas fitas, leques, pandeiros, tudo muito colorido e bonito, e elementos que o seu cigano ou cigana gostarem. 

Que todos recebam o axé de Santa Sara Kali, de mãe Egunitá e de toda a falange dos ciganos de Umbanda, que estejamos repletos de alegria, amor e muita luz.

Um saravá para todos, forte abraço e que Oxalá nos abençoe sempre!


Confira o vídeo de nossa primeira festa cigana aqui na SEFAPAMAA realizada dia 26 de maio de 2016. Sábado dia 27 de maio temos encontro marcado às 19:00 horas para festejar e louvar todo o povo cigano.



Texto e imagem por:
Bruno Campos de Medeiros
Terreiro de Umbanda SEFAPAMAA - Seara Familiar Pai Matheus de Aruanda



Comentários

Postagens mais visitadas